Home Tecnologia e Inovação Wortex produz soluções em reciclagem que abrem novas oportunidades de negócios

Wortex produz soluções em reciclagem que abrem novas oportunidades de negócios

9 Minutos
0
0
1,261

Wortex produz soluções em reciclagem que abrem novas oportunidades de negócios

A empresa detém tecnologia para equipar linhas completas em processos recicladores que podem ser adaptáveis a vários tipos de composição de plásticos

São Paulo, abril de 2017– Dizem que é na crise que aparecem as oportunidades. Essa máxima há muito tempo já virou senso comum, mas não deixa de rondar as cabeças de gestores e de executivos. Para a indústria do plástico, a oportunidade está na reciclagem. O diretor geral da Wortex Máquinas, Paolo De Filippis, um dos maiores especialistas do assunto, é categórico quando se refere ao potencial de crescimento do setor. “A reciclagem no Brasil e no mundo tem muitas oportunidades de negócios, só que exige grande criatividade”, afirma.

Por conta do expertise adquirido em décadas atuando no mercado de reciclagem, Paolo de Filippis ministra palestra na Arena do Conhecimento, no dia 6 de abril, às 12h00, com o tema Sistema Completo de Reciclagem e a Influência da Rosca no Processo. A Arena do Conhecimento faz parte da FEIPLASTIC 2017 – Feira Internacional do Plástico, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Wortex é fabricante de equipamentos para a indústria plástica e tem know how para implementar linhas completas de reciclagem em empresas que enxergam os resíduos sólidos, principalmente os plásticos do pós-consumo ou mesmo de aparas e rejeitos da produção, como dinheiro, não como lixo. Lixo, aliás, que causa imensos danos ambientais e abarrota aterros sanitários pelo volume e pela destinação incorreta.

É justamente diante desse cenário de grandeza e de oportunidades que Paolo De Filippis vê o grande potencial de negócios. Em primeiro lugar, explica ele, já se dirigindo ao empreendedor que pretende criar ou aprimorar seu processo de reciclagem, é importante estar adaptado a possíveis mudanças das fontes de matérias-primas. Na prática isso significa que a recicladora que processa hoje apenas plástico rígido de uma determinada composição terá de reciclar outros tipos de plásticos amanhã, pois as fontes de fornecimento do material mudam conforme as circunstâncias de mercado, de produção ou de coleta, por exemplo. “Daí a criatividade de se adaptar às mudanças das fontes”, completa De Filippis.

 

Aplicações diversas

A Wortex possui a tecnologia que começa na separaçãode resíduos passando pela lavagem, granulação até a composição final dos materiais, que tem uma infinidade de aplicações. Uma delas, muito usada na confecção de móveis e na construção civil é a chamada madeira plástica. Em sua composição, pó de serragem, casca de arroz, fibra de coco ou mesmo bagaço de cana se misturam com plástico reciclado na proporção aproximada de 70% e 30%, respectivamente. O processo resulta em um material que pode ser extremamente rígido, de alta durabilidade, sem dever nada no quesito estética, se comparado às madeiras convencionais.

Esse é apenas um dos exemplos que De Filippis dá dentre as possibilidades proporcionadas pelo maquinário que a Wortex e a Amut-Wortex produz. “Nossa tecnologia é viável porque tudo pode ser adaptado às necessidades do processo de reciclagem da empresa, sempre pensando nas mudanças constantes das fontes de resíduos”, completa. A Wortex também é especializada na produção de roscas, componente fundamental no reprocessamento do plástico. “É a rosca que define a qualidade do polímeroque é produzido”, explica.

 

De Filippis também chama a atenção para a importância do trabalho em parceira entre a iniciativa privada e o poder público, principalmente prefeituras que têm a responsabilidade pelo serviço de limpeza urbana. Para ele, as prefeituras precisam aprimorar o processo de coleta de lixo a fim de melhor aproveitar os resíduos sólidos e úmidos para gerar receita e energia para o município. “Tecnologia para isso existe, mas é preciso planejar e organizar todo o trabalho de coleta”, afirma.

É com essa tecnologia desenvolvida em décadas de pesquisas e de conhecimento do mercado brasileiro, e do plástico, que a Wortex vai mais uma vai fazer parte da Operação Reciclar da FEIPLASTIC, cujo propósito é o de divulgar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização, por meio de ações práticas realizadas durante a Feira.

 

Sobre a Wortex

Fundada em 1976, na cidade de Campinas (SP), a Wortex é uma empresa 100% nacional que possui uma história marcada pelo pioneirismo na indústria plástica, fabricando equipamentos para extrusão, reciclagem, acessórios, moinhos, roscas e cilindros. A Wortex é líder no mercado brasileiro, e seu sucesso comprova-se através de uma imensa gama de projetos já desenvolvidos e pela alta qualidade nas soluções adotadas. Mais informações: www.wortex.com.br/ www.plasticonline.com.br/

Serviço

FEIPLASTIC 2017 – Feira Internacional do Plástico

Data: de 3 a 7 de abril de 2017

Horário: das 11h às 20h

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

www.feiplastic.com.br

 

Mais informações:

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br

Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br

Luciano Somenzari – luciano.somenzari@2pro.com.br

www.2pro.com.br

Carregar mais artigos relacionados
Ler Mais por Plástico Online
Ler Mais em Tecnologia e Inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

PICPlast divulga pesquisa apontando o perfil e expectativas do transformador de plástico no Brasil

O transformador de plástico no Brasil busca por iniciativas que o ajude a vender mais (59,…